ICMS Ecológico Portal Minas

 

 

Consumo Consciente

A exploração no planeta está num ritmo tão acelerado que, se continuar assim, em um século não haverá fontes de água e energia, reservas de ar puro nem terras para agricultura em quantidade suficiente para a preservação da vida. Hoje, mesmo com metade da humanidade situada abaixo da linha de pobreza, já se consome 20% a mais do que a Terra consegue renovar.

A situação está chegando a um nível insustentável, tornando necessárias mudanças no comportamento de toda a população mundial. Pequenos gestos produzem grandes transformações e levam a sociedade a caminhar na direção de um modelo sustentável.

Como isto é possível? Usando nosso poder de compra na escolha de produtos ou serviços só de empresas socialmente responsáveis, que respeitam e dão algo em troca à sociedade, como:

- Indústrias que não poluem o ar ou a água;
- Produtores agrícolas que não exploram o trabalho infantil;
- Lojas de móveis que não vendem peças fabricadas com madeira arrancada ilegalmente das florestas nativas;
- Empresas que investem em suas comunidades, seus funcionários e suas famílias.

A idéia não é deixarmos de comprar o que julgamos necessário para nossas vidas, nem fazermos enormes sacrifícios. Quando todo mundo pratica consumo consciente, fazendo a sua pequena parte diariamente, o resultado é um mundo melhor para todos.