ICMS Ecológico Portal Minas
Conselho APA-Sul

 

 

 

 

O que é

Proposta e consolidada, em 1981, a Área de Proteção Ambiental – APA é um local considerado de relevante interesse, do ponto de vista ambiental, que deve ser manejada de forma a assegurar o desenvolvimento de atividades econômicas locais e o bem estar das populações humanas residentes, num esquema sustentável.

Naquela época, se considerou no Brasil a viabilidade de manter habitantes e atividades econômicas em área a ser protegida. Uma idéia de gestão já utilizada nos “Parques Naturais” europeus. Nesse sentido, os profissionais e técnicos ambientais foram extremamente inovadores diante dos conceitos de preservação de áreas naturais até então estabelecidos.

Defendia-se a manutenção da biodiversidade no contexto dos diferentes sistemas econômicos de produção e incluía novos atores nas etapas de criação ou implantação das unidades, buscando maior participação da sociedade nas áreas de proteção ambiental.

Observando que a concepção de Área de Proteção Ambiental - APA se aproxima bastante dos preceitos do desenvolvimento sustentado, compreende-se porque essa categoria de Unidade de Proteção tenha custado para ser aceita pela comunidade, só se viabilizando a partir da década 90.